No passado dia 25 de Novembro celebrou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Seria, à partida, um excelente pretexto para uma segunda publicação neste blog (que decidi tornar mais dinâmico!)... mas, apesar das excelentes iniciativas tomadas tanto em Portugal como a nível internacional, acho triste a necessidade de ser criado um dia com estes propósitos. O que contudo não justifica a minha falta de pontualidade relativamente a datas tão "importantes".
Para compensar, deixo aqui algumas afirmações bastante curiosas e divertidas ditas por (supostamente) grandes pensadores. Homens claro! E convido-vos a pensarem sobre elas (e sobre os seus autores). E a rirem...
1: "Odeio a mulher estudiosa. Oxalá não entre na minha casa uma mulher que saiba mais do que uma mulher deve saber." Eurípides, o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica.
(nota: se isso acontecesse, seria uma grande tragédia...)
2: "As mulheres são um sexo decorativo. Nunca têm nada a dizer mas dizem-no deliciosamente." - Oscar Wilde
(nota: Senhor Oscar Wilde, de certeza que há quem não ache a sua escrita nada deliciosa...)
3: "Como individuo, a Mulher é um ser fraco e defeituoso." - São Tomás de Aquino, conhecido como o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios.
(nota: Mesmo depois de uma afirmação destas foi canonizado?!)
4: "Há um princípio bom que criou a luz, a ordem e o homem. Há um princípio mau que criou o caos, as trevas e a mulher." - Pitágoras
(nota: Mesmo assim, quase que aposto que a grande maioria da população que se lembra do seu teorema é do sexo feminino...)
5: "As mulheres não são outra coisa que máquinas de produzir filhos." - Napoleão Bonaparte
(nota: Há quem mereca as úlceras que tem. Ou que tinha...)
6: "É a ordem natural entre os humanos que as mulheres sirvam os homens e os filhos sirvam os pais, porque é justo que o inferior sirva o superior". Santo Agostinho
(nota: Deve ter sido canonizado pelo mesmo motivo que São Tomás de Aquino...)
7: "Quem sabe é o homem, e aquela sobre quem se sabe é a mulher." João Paulo II
(nota: Eu até simpatizava com ele...)
8: "É certo que as mulheres são profundas, ao ponto de não existir nada dentro delas" - Nietzsche
(nota: O facto de não existir nada dentro das mulheres talvez justifique agora o facto de eu ter eleito Nietzsche como uma das personalidades que mais gostaria de conhecer...)
9: "A mulher pode, naturalmente, receber educação mas a sua mente não é adequada à ciências mais elevadas, à filosofia e a algumas artes". - Hegel
10: "A mulher tem uma alma extremamente quotidiana e apenas é feliz ao remendar a roupa, indo às danças, horripila-lhe o génio, só ama o mediocre." - Ortega e Gasset
(nota: Estará ele a tentar explicar a atracção que as mulheres sentem pelos homens?!)
11: "A mulher está no lugar que lhe corresponde. Milhões de anos de evolução não se enganaram pois a Natureza tem a capacidade de corrigir os seus próprios defeitos." - Einstein
(nota: Dizerem que foi um dos homens mais inteligente de sempre...só pode ser relativo!)
12: "Devemos defender a causa da ordem e não tolerar, de maneira alguma, que uma mulher nos dê lições. Devem ser mulheres e não andar livremente. Devem ser servidoras." - Sófocles
(nota: Concordo, servidoras dos nosso próprios interesses...)
Comentem. Não tenham medo de caírem no ridículo, nem de serem parvas. Mais ridículo e parvo que estas afirmações... acho impossível!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
huuum... ainda estou em estado de choque por saber que algumas pessoas, por quem tinha alguma admiração, disseram coisas tão absurdas! que desilusão!
ainda bem que ja morreram mas as suas ideias perduram nas mentes de muita boa gente...
força Dama joana, essas ideias têm de ser aniquiladas, tou contigo!
LOL..nem vale a pena comentar coisas sem interesse como as que estes senhores, supostamente algunguns dos maiores genios da sociedade, afirmaram.
o mais engraçado de tudo é saber que alguns deles apoiavam-se nas mulheres que tinham para aguentar a sua fraqueza, como é o caso de napoleão.
Queria pensar que algumas das frases são fruto do seu tempo, mas Einstein e Gasset sao mais que contemporaneos.
Enfim...é triste mas é verdade!
JU, eu por acaso acho que o sr. Oscar Wilde tem (tinha) uma escrita delicosa...mas tens de ter em conta que ele era gay, por isso o preconceito relativamente às mulheres devia nascer do medo que elas lhe tirassem bons partidos.
E já agora, uma pergunta: Nao será esse o medo de muitos homens da actualidade?
Gostei imenso da ideia deste blog. Espero sinceramente que te ajude nas tuas pesquisas que que mantenhas a chama deste cantinho acesa.
Beijinho*
"É certo que as mulheres são profundas, ao ponto de não existir nada dentro delas"
nao consigo dizer que nao concordo com a lógica desta afirmação. Se por um lado, os homens foram e ainda são absurdamente machistas,também se pode afirmar que as mulheres, no presente em que vivemos, não lutam muitas das vezes contra este machismo, uma vez que tendem a virar-se umas contra as outras em favor de estúpidos ciúmes e invejas em vez de se juntarem a favor do seu "eu feminino". Assim, acho muitas vezes natural, que o sexo masculino, ao assistir de fora a tantos conflitos e guerrinhas sem sentido, se sinta no direito de achar que as mulheres muitas das vezes não tenham...sentimentos. Eu como membro do sexo feminino, não concordo obviamente com este facto pois penso que a sensibilidade feminina, quando existe é muito superior a qualquer amor masculino, (uma vez que, como vulgarmente se afirma, a unica mulher que os homens realmente amam, é a sua própria mãe) no entanto, penso que as mulheres têm de começar a ser mais inteligentes e a fazer o joguinho masculino e sairão muitas mais vezes a ganhar e obviamente, estas frasesinhas feitas, cairão em desuso.
(joaninha, tou contigo, este tema dá mais do que falar)
Wow! cada afirmação mais absurda...
É repugnante saber-se que ainda hoje a mulher é tratada como um objecto, um objecto sem qualquer valor. Muitas vezes dão-se tareias por amor... ou levam-se tareias por amor... eu sei que o amor é cego mas há que saber separar o " eu gosto de ti " do " eu mereço-te? ". Ninguem merece tal comportamento, seja porque está sob efeito de alucinantes ( alcool, drogas, etc ) nada é desculpa para essas atitudes...
Mulheres ( e alguns homens ) primeira atitude de violencia que vos seja dirigida é um grande motivo para ficar só pela primeira!
Beijinho Joaninha ! ;)
Bem, não admira que a mulher tenha sido subjugada, subestimada, explorada... ao longo da História, e infelizmente, ainda na actualidade... A mentalidade destas pessoas era de uma mesquinhez tal, que até me "enoja"...Mas o pior, é q muitas mentes ainda pensam assim, fruto daquilo que a se chama "educação"... Mas como nem toda a gente conseguiu se reeducar...é por isso que ainda assistimos a estas situações de violencia contra a mulher... O grande problema reside, a meu ver, na "guerrinha de sexos" que a sociedade insiste em alimentar... Homem e Mulher, são numa palavra só, indivíduos plenos, cientes das sua próprias necessidades e capacidades, em que o respeito mútuo são a "chave" para a boa convivência e harmonia entre eles...Ninguem é superior a ninguem, seja por uma questão de sexo, ideologia, ou outra coisa qq...Andamos todos cá a aprender, e para isso é necessario humildade, para q possamos aprender uns c os outros e acima de tudo respeitarmo-nos e conhecermo-nos a nós mesmos..Infelizmente não me parece que estas "celebridades" da Históra...o tenham conseguido alcançar...
"Mesquinhez" foi umas das mtas palavras que acabei de ler e reflecte o que os "pensadores" tao respeitados conseguem atingir... tanto pensamento e concluiram isto?! podiam ser respeitados por muitissimas razoes, contudo, nao ha equilibrio, apartir do momento que difamam quiçá, a sua maior admiradora, a mulher.
Se ainda estivessem vivos, creio que nao voltariam a repetir tais "pensamentos". Tenho fe que, se cada uma de nós mudar um unico modo de agir, o mundo muda tambem!
Enviar um comentário