quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mais do que um tema para uma tese de mestrado, uma boa causa para uma luta...

À medida que vou avançando a minha pesquisa sobre as desigualdades e discriminação de género e o desrespeito pelos direitos da mulher (tão elementares como a dignidade individual!) vou-me apercebendo de que este este tema é complexo demais para ser abordado, na sua totalidade, numa tese de mestrado. Decidi então subdividi-lo em vários assuntos, e abordar de forma exaustiva e aprofundada apenas um deles. Comecei então por a fazer uma lista, tal como as que nós mulheres costumamos fazer: lista de compras, lista do que temos que levar para as férias, lista do que temos que fazer, lista dos convidados para um jantar...e que cujos tópicos vamos riscando à medida que os realizamos. Enquanto escrevia a tal lista comecei a ter dificuldade em escolher apenas um tópico. É impossível encher o frigorífico e tratar da manutenção de uma casa comprando apenas um dos objectos da lista de compras, ou ir de férias e levar apenas um objecto na mala! Entretanto, dei comigo a pensar como seria bom se pudesse riscar esta lista com a mesma facilidade com que risco a lista de compras enquanto percorro o supermercado, ou faço a mala para uma viagem... fiquei com um nó na garganta e senti-me impotente! Mas cada vez com mais força e vontade para escolher um tópico, e fazer o meu melhor para que possa ser riscado da lista o mais brevemente possível.
Decidi que iria escolher o tópico de acordo com a sua gravidade e importância mas... não são todas as formas de violência e de discriminação igualmente graves?! E a sua extinção igualmente importante?! Escolher um problema estava a tornar-se num problema! A solução era tornar a questão ainda mais pessoal. Revi, com mais profundidade, todas as minhas pesquisas sobre a generalidade do grande tema e finalmente interessei-me por um assunto, mais do que todos os outros: as mulheres de "consolo" da II Guerra Mundial. E encontrei, assim o tópico sobre o qual recairá o meu trabalho: A EXPLORAÇÃO SEXUAL DO CORPO FEMININO.
E não farei disto apenas um tema para uma tese de mestrado. Usarei a tese como o início de uma luta! E eu adoro uma luta por uma boa causa!

Qualquer tipo de comentários ou sugestões serão bem vindos! Agradeço em nome de todas nós!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

25 de Novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

No passado dia 25 de Novembro celebrou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Seria, à partida, um excelente pretexto para uma segunda publicação neste blog (que decidi tornar mais dinâmico!)... mas, apesar das excelentes iniciativas tomadas tanto em Portugal como a nível internacional, acho triste a necessidade de ser criado um dia com estes propósitos. O que contudo não justifica a minha falta de pontualidade relativamente a datas tão "importantes".
Para compensar, deixo aqui algumas afirmações bastante curiosas e divertidas ditas por (supostamente) grandes pensadores. Homens claro! E convido-vos a pensarem sobre elas (e sobre os seus autores). E a rirem...

1: "Odeio a mulher estudiosa. Oxalá não entre na minha casa uma mulher que saiba mais do que uma mulher deve saber." Eurípides, o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica.
(nota: se isso acontecesse, seria uma grande tragédia...)

2: "As mulheres são um sexo decorativo. Nunca têm nada a dizer mas dizem-no deliciosamente." - Oscar Wilde
(nota: Senhor Oscar Wilde, de certeza que há quem não ache a sua escrita nada deliciosa...)

3: "Como individuo, a Mulher é um ser fraco e defeituoso." - São Tomás de Aquino, conhecido como o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios.
(nota: Mesmo depois de uma afirmação destas foi canonizado?!)

4: "Há um princípio bom que criou a luz, a ordem e o homem. Há um princípio mau que criou o caos, as trevas e a mulher." - Pitágoras
(nota: Mesmo assim, quase que aposto que a grande maioria da população que se lembra do seu teorema é do sexo feminino...)

5: "As mulheres não são outra coisa que máquinas de produzir filhos." - Napoleão Bonaparte
(nota: Há quem mereca as úlceras que tem. Ou que tinha...)

6: "É a ordem natural entre os humanos que as mulheres sirvam os homens e os filhos sirvam os pais, porque é justo que o inferior sirva o superior". Santo Agostinho
(nota: Deve ter sido canonizado pelo mesmo motivo que São Tomás de Aquino...)

7: "Quem sabe é o homem, e aquela sobre quem se sabe é a mulher." João Paulo II
(nota: Eu até simpatizava com ele...)

8: "É certo que as mulheres são profundas, ao ponto de não existir nada dentro delas" - Nietzsche
(nota: O facto de não existir nada dentro das mulheres talvez justifique agora o facto de eu ter eleito Nietzsche como uma das personalidades que mais gostaria de conhecer...)

9: "A mulher pode, naturalmente, receber educação mas a sua mente não é adequada à ciências mais elevadas, à filosofia e a algumas artes". - Hegel

10: "A mulher tem uma alma extremamente quotidiana e apenas é feliz ao remendar a roupa, indo às danças, horripila-lhe o génio, só ama o mediocre." - Ortega e Gasset
(nota: Estará ele a tentar explicar a atracção que as mulheres sentem pelos homens?!)

11: "A mulher está no lugar que lhe corresponde. Milhões de anos de evolução não se enganaram pois a Natureza tem a capacidade de corrigir os seus próprios defeitos." - Einstein
(nota: Dizerem que foi um dos homens mais inteligente de sempre...só pode ser relativo!)

12: "Devemos defender a causa da ordem e não tolerar, de maneira alguma, que uma mulher nos dê lições. Devem ser mulheres e não andar livremente. Devem ser servidoras." - Sófocles
(nota: Concordo, servidoras dos nosso próprios interesses...)

Comentem. Não tenham medo de caírem no ridículo, nem de serem parvas. Mais ridículo e parvo que estas afirmações... acho impossível!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Porque é que o Rei vale mais do que a Dama?

Sabiam que as mulheres ganham em média menos 17% do que os homens? E que apenas uma mulher em cada quarenta pode vir a ocupar um cargo de chefia (enquanto que nos homens a relação é de um para oito!)? Sabiam também que 60% dos trabalhadores não remunerados em todo o mundo são mulheres? E sabiam ainda que as mulheres representam apenas 20% dos deputados nacionais de todo o mundo? E que a violência sexual atinge entre 10 a 60% das mulheres de todo o mundo, mas em média só um cada dez agressores é condenado? Sabiam que mais de meio milhão de mulheres morrem todos os anos durante a gravidez ou no momento do parto, sendo que mais de 90% destas mortes evitáveis ocorrem nos países em vias de desenvolvimento? E ainda que dos 72 milhões de crianças que se estima não terem frequentado a escola em 2005, 57% eram do sexo feminino?

Há muitas situações de desigualdade e discriminação de género de que não temos conhecimento, mas que para serem extintas têm que ser denunciadas!

Este Blog foi criado como ponto de partida para uma tese de mestrado em Design da Imagem, sob a temática da Desigualdade de Géneros, e tem como objectivo dar voz a todas as mulheres que (triste e infelizmente) já se sentiram discriminadas por serem do sexo feminino. Peço-vos então que, sob a forma de comentários, partilhem histórias que vivenciaram ou de que tiveram conhecimento.

Agradeço, em nome de todas nós.